Se você fizer uma enquete para descobrir qual é o maior medo relacionado a saúde, Alzheimer vai estar no topo da lista. Estudos mostram que as pessoas tem mais medo de sofrer da doença de Alzheimer do que temem o câncer.

Não é difícil entender o motivo. O distúrbio neurodegenerativo progressivo rouba a pessoa de sua memória e habilidade cognitiva. Muitas vezes resulta em mudanças comportamentais extremas. Esta doença incurável é a principal causa de demência em pessoas com mais de 65 anos.

A doença de Alzheimer afeta milhões e tem efeitos de longo alcance na transformação da vida emocional, financeira e física de todos os envolvidos: cuidadores, famílias, amigos e, acima de tudo, a pessoa atingida por ela.

Hoje, cerca de 5 milhões de pessoas vivem com a doença de Alzheimer, com custos anuais estimados em US$ 100 bilhões. E à medida que a população envelhece, esse número pode triplicar até 2050.

Claro, tudo isso implica a pergunta: posso prevenir esta doença? Todos nós gostamos de ter algum controle sobre nossos destinos.

Não existem formas infalíveis de prevenir ou curar a doença de Alzheimer. Mas, enquanto a pesquisa continua buscando diagnósticos por imagem para identificar a doença de Alzheimer no estágio inicial e desenvolver drogas para tratá-la, há algumas coisas que podemos fazer enquanto isso.

Os cientistas concordam que as estratégias preventivas, praticadas antes e depois, podem ajudar a preservar a memória e prevenir a doença.

Experimente estas coisas para ajudar a atrasar ou prevenir a doença de Alzheimer:

1. Exercite-se regularmente

Aumenta o fluxo de sangue e oxigênio para células cerebrais.

2. Coma bem

Preencha a sua dieta com muitas frutas, vegetais e grãos integrais, e limite o açúcar e as gorduras saturadas. A Associação de Alzheimer informa que ambas as dietas DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension, ou “abordagem dietética para impedir a hipertensão” em português) e do Mediterrâneo foram estudadas e "podem ser benéficas". E o ácido docosahexaenóico, ou DHA, é um tipo de ácido graxo ômega-3 essencial que desempenha um papel na saúde cerebral e pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer. Peixe de água fria como salmão, atum, truta e sardinha contém essas gorduras.

3. Fique socialmente ativo:

Estar ao redor de outras pessoas pode fortalecer as conexões entre as células nervosas do cérebro.

4. Fique mentalmente estimulado:

A pesquisa descobre que um cérebro ativo pode construir suas reservas de células cerebrais e conexões e pode até gerar novas células cerebrais. Jogar jogos, fazer cursos, ler, escrever e fazer palavras cruzadas ajudam a manter seu cérebro batendo.

5. Proteja seu cérebro:

Como o traumatismo sério da cabeça parece aumentar o risco de Alzheimer, use sempre um cinto de segurança, proteja-se contra quedas quando possível e use equipamento de cabeça protetora ao participar de esportes ou andar de bicicleta.

6. Seja gentil com o seu coração:

Estudos mostram que algumas condições médicas que aumentam o risco de doenças cardiovasculares (como diabetes, colesterol alto e hipertensão arterial) também podem aumentar o risco de desenvolver a doença de Alzheimer. É aí que o exercício físico e a dieta desempenham um papel importante.

7. Durma o suficiente:

Embora se saiba que as pessoas com doença de Alzheimer sofrem de um sono pobre, os pesquisadores estão estudando o oposto - se a perda de sono pode levar ao desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Artigos Relacionados

Corrimento da Gravidez Corrimento da Gravidez
O obstetra Abner Lobão, da Unifesp (SP), tira as dúvidas mais comuns sobre o assunto e explica como prevenir o problema. Confira Corrimento na...
15 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Febre 15 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Febre
Quando a temperatura do seu filho sobe, você já fica com aquele frio na barriga? Acalme-se. Leia cada uma das dicas. Da próxima vez, vai ter mais...