Quem cuida do seu filho são os avós? Veja como conversar com seus pais ou sogros para que a relação continue boa, mas que eles levem em consideração a maneira como você acredita ser o melhor na hora de cuidar do seu filho. Confira

Avós são pais pela segunda vez. Você, certamente, já ouviu esse ditado. Uma pesquisa divulgada pela Academia Americana de Pediatria mostrou que o número de avós que cuidam dos netos aumentou mais de 20% nos últimos dez anos nos Estados Unidos. Nesse país, são 2,87 milhões de avós cuidando dos netos. Aqui no Brasil, não existe um número oficial, mas os especialistas entrevistados para esta reportagem afirmam que a tendência se confirma.

Mas será que eles estão por dentro das mudanças que ocorreram nos últimos anos sobre o jeito de cuidar das crianças? Para descobrir isso, os pesquisadores entrevistaram 49 avós. Cada um deles teve que responder a um questionário com 15 perguntas sobre segurança de crianças de todas as idades.

Quando perguntados sobre a melhor posição para o bebê dormir, 33% disseram de costas, 23% de lado e 43,8% de barriga para cima. Vale lembrar que a Academia Americana de Pediatria (AAP) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam que as crianças durmam de barriga para cima. Essa é a posição mais segura para prevenir a morte súbita. Além disso, a criança respira melhor e tem menos risco de engasgo  caso vomite, ela vai girar a cabeça para o lado.

Nas perguntas sobre a posição correta da cadeirinha no carro, 24,5% responderam que crianças de até 10 quilos devem andar viradas de frente para o painel. No entanto, a recomendação é que elas usem o bebê-conforto e fiquem viradas de costas para o painel.

Outro ponto questionado foi em relação ao uso de protetores, bichos de pelúcia e cobertores no berço dos bebês. Apesar de a AAP e a SBP não recomendarem o uso de protetores de berço  porque aumentam o risco de sufocação e servem como trampolim para a criança se apoiar para sair do berço , cerca de 49% dos avós acham que esses itens são importantes para garantir o conforto das crianças.

E o número mais expressivo da pesquisa é que 74% dos avós afirmaram que o andador estimula as crianças a andar. Se você também acredita que o acessório é importante, saiba que os riscos são grandes. Ele pode até dar mais independência aos bebês, mas eles ainda não têm maturidade física e emocional para tanta liberdade. Assim, ao se locomoverem rapidamente, pode ser que não dê tempo de você socorrer seu filho se ele estiver perto de escadas, tomadas e até do fogão. Outro ponto importante é que o acessório pode atrasar o desenvolvimento psicomotor da criança, fazendo com que ela leve mais tempo para ficar em pé e caminhar sem apoio.

Como fica a relação?

Se o seu filho fica com os avós, você bem sabe que esses pontos apontados pelo estudo são apenas alguns no dia a dia. Mas como dizer que não é preciso engrossar o leite de jeito nenhum sem causar um mal-estar na família?

Para a psicóloga Melina Blanco Amarins, do Serviço Materno-Infantil do Hospital Albert Einstein (SP), o mais importante é que os papéis sejam bem definidos. “Os avós precisam entender que os pais são os responsáveis pela criança e, sendo assim, devem seguir as recomendações dadas por eles”, diz a especialista.

O melhor jeito para passar o recado é falar com delicadeza, sem passar a impressão de que eles não sabem de nada. Afinal, além de estarem ajudando você, acreditam que o que funcionou na criação dos filhos deles também deveria servir para os seus.

Que tal tentar algo como: “Olha, mãe, eu também não sabia, mas o pediatra dele me avisou que o melhor jeito para dormir é de barriga para cima”. Então, fale das evidências científicas para que eles entendam que existe uma razão por trás daquele pedido, além da sua vontade, claro.

E antes de explodir mediante um conflito, pense o quanto seu filho ganha por ter os avós à disposição dele. “Além da tranquilidade para os pais, carinho e amor dos avós são fundamentais”, diz o pediatra Ricardo Simões Morando, do Hospital e Maternidade São Luiz (SP).

Melina também aconselha aos pais que escolham os assuntos que devem ser conversados. Claro que a segurança do seu filho sempre deve vir em primeiro lugar, mas, em relação à alimentação, por exemplo, se você não quer que ele coma doces, mas chegou na casa de sua sogra e seu filho está com um biscoito nas mãos, respire fundo antes de falar alguma coisa. “Lembre-se que eles cuidam do seu filho com tanto carinho. Será que aquele biscoito merece mesmo uma discussão?”, diz a psicóloga.

Por fim, sugira a eles acompanharem você em uma consulta ao pediatra. Pode ser que lá, ao ouvir as recomendações de um profissional, tudo melhore entre vocês. Não custa tentar, não é mesmo?

Fernanda Monteiro Minha mãe cuidou da minha filha por um tempo. Eu ficava sossegada, porque sabia que melhor cuidada ela não estaria. Mas os mimos são inevitáveis. Tem costumes que minha mãe deu a ela com 1 ano e meio que até hoje não consegui tirar, mas faz parte. Vó é Vó!

Gracinha Charan Somos nós os avós. Vovô Graça e Vovó Gracinha que cuidamos da nossa netinha. Mel é uma criança tranquila, calma e não temos problemas nenhum, nem conflitos. Feliz é a criança que tem os avós para cuidarem e participarem de suas vidas.

Karina Benedett Meu pequeno fica com a minha sogra. Ela me ajuda demais, porque eu e meu marido trabalhamos. Ouço todas as solicitações, mas quando discordo, não há oposição, afinal a responsabilidade da educação é dos pais.

Jaciara Lopes Evito conflitos com a minha mãe. Muitas vezes ela passa por cima, passa a mão na cabeça quando faz coisa errada, mas ela é avó e já fica com o meu filhote. Tudo que ela fizer para mim e para ele já está de bom tamanho.

 

Artigos Relacionados

Você Compartilha tudo Sobre a sua Família na Web? Você Compartilha tudo Sobre a sua Família na Web?
É difícil não jogar na rede aquela foto ou vídeo superfofo das crianças. Mas até onde isso é saudável? Veja abaixo como encontrar o limite...
Lei Proíbe Produtos de Limpeza e Higiene na Lista de Material Escolar Lei Proíbe Produtos de Limpeza e Higiene na Lista de Material Escolar
A mudança impede que todos os itens coletivos, como papel sulfite, sejam exigidos pelas escolas. Copo descartável, papel higiênico, sabonetes,...
Olha o Passarinho! Olha o Passarinho!
Dicas para fotografar o seu filho “Aproveita, vai passar rápido!” O conselho dado a todos os pais e mães com um recém-nascido no colo tem...
As Últimas Novidades Sobre Sono As Últimas Novidades Sobre Sono
Garantir que o filho durma bem é um dos maiores desafios para os pais. Por isso, sempre surgem estudos novos sobre o assunto. Abaixo, você confere...
Método Canguru Melhora Capacidade Cognitiva das Crianças a Longo Prazo Método Canguru Melhora Capacidade Cognitiva das Crianças a Longo Prazo
Segundo estudo, toque pele a pele entre mãe e bebê prematuro melhora o controle cognitivo da criança a longo prazo O contato pele a pele entre a...
7 Coisas que os Pais Precisam Parar de Fazer Já 7 Coisas que os Pais Precisam Parar de Fazer Já
Mesmo sem perceber, você pode estar cometendo excessos que podem prejudicar a relação com o seu filho É claro que a gente sempre procura fazer...